1) Horário de aulas:
Atualizado pelo Registro Escolar de acordo com as matrizes curriculares dos cursos, com os pedidos dos departamentos e com as ofertas de vagas e de disciplinas.
2) Plano de estudos:
Elaborado nas coordenações dos cursos e/ou pelos próprios estudantes.
3) Solicitação de matrícula pelo SAPIENS:
O Registro Escolar processará apenas a matrícula de quem fizer a solicitação no prazo estabelecido.
4) Processamento de Matrícula:
a) O RES processa a matrícula apenas dos estudantes que solicitaram a matrícula no período normal (previsto no Calendário Escolar);
b) O processamento de matrícula será feito com base no Plano de Estudos do estudante, respeitado o cumprimento dos pré-requisitos e os corequisitos das disciplinas. “
ATENÇÃO: O estudante que não solicitou a matrícula, fará sua matrícula no período de acerto.
5) Prioridade na matrícula:
a) Previsão e disponibilidade de vaga para o curso, em disciplinas obrigatórias para o curso, de acordo com a matriz curricular;
b) Ser o estudante formando, ter integralizado no mínimo 80% da carga horária do curso;
c) Coeficiente de rendimento acumulado do estudante;
d) Ser a disciplina obrigatória.
Obedecidos os critérios de matrícula estabelecidos neste artigo, a disciplina pendente, constante do conjunto solicitado para matrícula, terá prioridade sobre as demais no semestre em que estiver sendo oferecida.
Por exemplo: | FIS-233 | MECÂNICA | T1 | 3=08-10 5=10-12 | PVB109 | ECV3=40 GER0=20 | 60 |
A disciplina FIS 233 tem 40 vagas reservadas, na turma 1, para os estudantes de Eng. Civil e que farão o terceiro período do curso (ECV3).
Existem ainda 20 vagas que poderão ser ocupadas por estudantes de outros cursos (GER), em ordem decrescente do CRA.
6) Disciplinas prioritárias:
O RES, considerando o item 4 acima, matricula o estudante nas disciplinas da primeira linha do plano de estudos.
7) Divulgação do resultado da matrícula:
Apenas para consulta.
8) Acerto de matrícula:
O estudante poderá fazer o acerto de sua matrícula, ou seja, incluir disciplina, cancelar disciplina ou trocar de turma.
A exclusão e inclusão de disciplinas após o início das aulas, via Sistema Sapiens, ocorrerá desde que haja disponibilidade de vaga.
As vagas disponíveis, que permitirão os procedimentos previstos, serão aquelas originadas dos trancamentos de matrícula no período e as resultantes das exclusões de disciplinas ocorridas naquela data.
9) Disciplinas facultativas:
A matrícula é feita pelo próprio estudante, com a autorização do coordenador do curso. Podem ser cursadas até 240 horas de disciplinas facultativas durante o curso. Essas disciplinas são programadas na última linha do plano de estudos e a matrícula depende de vaga na disciplina solicitada e de a disciplina constar do plano de estudos do estudante. Caso o estudante não tenha programado em seu plano, somente o coordenador do curso poderá efetivar sua matrícula na disciplina desejada, no último dia de acerto de matrícula.
10) Abandono de Curso: A falta de renovação de matrícula num período letivo equivale a abandono de Curso.
11) Trancamento de matrícula: o estudante deverá comparecer ao atendimento do Registro Escolar ou enviar e-mail para: atendimentoregistro@ufv.br.
Veja os detalhes sobre o trancamento de matrícula na página da Diretoria de Registro Escolar, no item “Orientações para as Dúvidas mais Frequentes” > Trancamento de matrícula.
12) Ao retornar às atividades escolares, após os trancamentos ou afastamentos, o estuante deverá submeter-se às normas vigentes, com a elaboração do Plano de Estudos.
Alertas
1º) Se você não faz um bom Plano de Estudos, tem sua matrícula comprometida.
2º) Mesmo tendo observado todos os procedimentos e prazos, não deixe de acessar o SAPIENS na semana que antecede o início das aulas. Faça isso, de preferência, no primeiro dia de acerto.
3º) Quanto mais tarde procurar resolver os problemas de sua matrícula, menores são as chances de conseguir o que deseja, pois as vagas são limitadas.
4º) Não confie sua senha a terceiros.
5º) Em caso de dúvida, procure o coordenador de seu curso ou o nosso atendimento.